Blog
Troca de óleo: quando fazer?
Inclusive é muito bom saber escolher o óleo correto para o seu motor. Mas, quando fazer a troca de óleo do meu carro?
O óleo do motor tem uma vida útil pré-determinada, seja ele de origem mineral, semi-sintético ou sintético.
Quando dentro do motor, ele ajuda a reduzir o atrito entre as partes móveis, retirando resíduos desse movimento, assim como outras impurezas e ajudando a manter a temperatura de funcionamento do propulsor.
Então, é vital que haja uma frequência na substituição do lubrificante, que precisa ser trocado junto com o filtro, importante para reter parte dessas impurezas, já que as partes mais pesadas acabarão sendo depositadas no fundo do cárter, onde o óleo fica armazenado e de onde é drenado.
Quando devo fazer a troca de óleo?
Todos os fabricantes recomendam a troca do óleo em determinados períodos, variando de acordo com o tipo de motor, modelo ou marca. Nos carros mais antigos, quando não se se sabe quando foi trocado, o melhor é fazer a substituição e depois verificar o nível e o consumo de óleo no período. Geralmente os mais cuidadosos trocam a cada 5.000 km.
No caso de carros novos, a média de intervalo entre as trocas é de 10.000 km ou 12 meses de uso, o que vier primeiro. Mas existem exceções. Motores de desempenho diferente do comum também podem ter alteração na periodicidade.
Carros que rodam pouco
Para os carros que não estão sempre no trânsito, ou não estão expostos às altas variações de temperatura, a troca de óleo pode ser feita entre 10 mil e 15 mil quilômetros com lubrificante sintético ou anualmente é uma boa prática. Nesse caso, se você seguir as revisões corretamente, já fará a troca de óleo quando você levar seu carro.
Carros usados frequentemente
Se você utiliza seu carro diariamente, como por exemplo, para trabalhar, aí já é outra história, porque você com certeza enfrenta mudanças de temperaturas mais bruscas, e passa mais horas no trânsito, exigindo mais do motor. Nesse caso, é recomendado fazer a troca a cada 5 ou 7 mil quilômetros, o que equivale praticamente a um semestre.
Troca de óleo: Óleo mineral X Óleo sintético
Para cada carro, há uma recomendação de tipo de óleo específico, ao qual as montadoras indicam em seus manuais as especificações de viscosidade (0W-30, 5W-30, 10W-40 etc) e o nível mínimo de desempenho (API / ACEA / ILSAC), o que consequentemente, influencia os períodos de troca. No caso do óleo mineral, a troca deve ser feita a cada 5 mil quilômetros, já o óleo sintético tem uma vida útil mais longa, podendo ser trocado a cada 10 mil. Portanto, fique atento também a este detalhe!
Bom, agora que você já sabe, não dá para ficar de bobeira! Caso seu carro já possua a luz indicativa de óleo no painel, fique sempre de olho. Vale também lembrar que é sempre ideal fazer aquela consulta básica no Manual do Proprietário, afinal para cada modelo existem algumas variações. Agora que você já está mais atento à proteção do seu carro, pode continuar suas viagens com maior tranquilidade!
Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente!
Aqui, na Bosch Sekwy, a nossa maior preocupação é com a sua segurança e a garantia de que você está rodando com um carro seguro e bem equipado. Solicite já o seu orçamento e agende uma visita!