Blog
Tipos de aditivos de óleo de motor
Existem quatro tipos gerais de óleo de motor:
Óleo sintético
O óleo sintético é ideal para veículos que exigem desempenho de nível máximo e altos níveis de lubrificação. O óleo sintético fornece níveis mais elevados de viscosidade, resistência à oxidação e quebra térmica. Além disso, ajuda a melhorar a eficiência do combustível e pode até aumentar a potência de um veículo reduzindo o desgaste do motor.
Como o óleo de motor sintético pode custar de duas a quatro vezes mais do que o óleo normal, converse com seu mecânico sobre o óleo certo para o seu carro. Se você vive em um clima com invernos frios ou verões muito quentes, o óleo sintético pode ser o melhor tipo de óleo para o seu veículo. Motores mais antigos também podem se beneficiar do óleo sintético, pois podem ajudar a evitar o acúmulo de lodo prejudicial que alguns motores mais antigos parecem estar propensos.
Óleo de mistura sintética
Oferece o melhor dos dois mundos. Tem muitas das características do óleo sintético completo, mas a um preço muito menor. Este tipo de óleo é uma mistura de óleos de base sintéticos e convencionais, além de alguns aditivos, para maior resistência à oxidação e excelentes propriedades de baixa temperatura. Misturas sintéticas facilitam a troca do óleo convencional para o sintético, razão pela qual esse tipo de óleo está se tornando cada vez mais popular entre os motoristas. Também é um ótimo meio termo para motoristas que querem a proteção adicional e o desempenho de um óleo sintético, mas podem não estar prontos para pagar a conta para uma mudança total para óleo sintético completo.
O óleo mineral
É o tipo de óleo mais usado. É ideal para carros leves e de última hora com quilometragem baixa a média e um design simples do motor.
Tipos de aditivos de óleo de motor
Os óleos de motor normalmente incluem alguns aditivos que podem compor entre 5% e 30% do óleo. Esses aditivos ajudam a melhorar o desempenho do óleo. Os óleos do motor podem incluir os seguintes aditivos:
Antioxidantes: Os aditivos antioxidantes trabalham para retardar a oxidação e a formação de depósitos em óleo de motor. Eles também ajudam a manter o motor limpo e prolongar a vida útil do motor.
Agentes que combatem o desgaste: ajudam a proteger partes do motor que são especialmente suscetíveis a danos de altas temperaturas, como paredes de cilindro, câmaras e anéis de pistão. Este aditivo age como uma camada protetora em torno desses componentes para limitar o atrito.
Detergentes: Este aditivo não é como o seu detergente de lavar louça! Ele se concentra em evitar que depósitos, ferrugem e corrosão se formem na área do anel do pistão, coroa e outras superfícies que tendem a superaquecer.
Dispersantes: Este é o ingrediente mágico do seu motor. Dá ao seu óleo a capacidade de absorver e segurar contaminantes sólidos para que eles não danifiquem o motor.
Inibidores de espuma: Este aditivo faz exatamente o que parece. Inibidores de espuma impedem que o óleo do motor forme espuma e bolhas.
Modificadores de fricção: Modificadores de fricção ajudam a reduzir o atrito quando ele está operando sob altas temperaturas e com cargas pesadas. Este aditivo também pode ajudá-lo a maximizar sua eficiência de combustível.
Inibidores de ferrugem e corrosão: As partes internas do motor podem enferrujar e corroer quando expostas a ácidos e umidade. Esses aditivos criam uma película protetora sobre as peças internas do motor para ajudar a evitar tais danos.
Melhoradores do índice de viscosidade: Estes aditivos ajudam o óleo do motor a funcionar conforme o planejado, apesar das flutuações de temperatura.
Entre em contato conosco e descubra qual é o tipo de óleo mais indicado para o seu veículo e quando é necessário realizar a troca.
Conheça nossos serviços: