Ruídos mais Comuns em Veículos
Os ruídos em veículos são sinais mais recorrente da necessidade de manutenção são os ruídos emitidos em determinada parte da carroceria, que indica o defeito de uma peça ou sistema. E por menor que seja a causa, é importante verificar a origem do problema.
Ter um veículo traz conforto pela facilidade de locomoção e liberdade, no entanto não há apenas os lados positivos , pois um veículo exige muitos pontos de manutenção.
Os carros usados têm mais chances de apresentar necessidades de manutenção devido ao desgaste natural das peças, já os zero quilômetro costumam levar alguns meses até o primeiro gasto com mecânico.
É importante falar que existem modos para o proprietário do veículo não gastar dinheiro desnecessário com o automóvel. Fazer a manutenção preventiva e contratar um seguro auto são alguns deles. A importância de ter um seguro auto é altíssima, principalmente com os índices de roubo, furto e acidentes no trânsito.
Atenção aos ruídos em veículos é fundamental
Estar atentos aos ruídos em veículos que surgem pode prevenir você de um grande gasto no futuro.
Ter atenção prévia com a mecânica do veículo traz muitas vantagens e economias para o motorista. Quando falamos em máquinas, é importante lembrar que para aumentar o tempo útil, é necessário preservação.
Como saber de onde vem o ruído
Em geral, ruídos em veículos é um sinal de anormalidade, pois um carro em boas condições não apresenta nenhum som estranho. Mas algumas pessoas podem ter dificuldades para identificar a origem do ruído, ainda mais se ela não tiver conhecimento sobre automóveis.
Muitas partes dos veículos são encaixadas, o que facilita a manutenção caso haja danos em um acidente. No entanto, podem ficar soltas, se não forem revisadas com atenção, gerando o temido barulho. Uma boa dica é sempre verificar o encaixe dessas partes do veículo para saber se estão firmes.
Outra dica importante é fazer a revisão do seu veículo com um mecânico de confiança. Ele vai analisar e pode identificar a causa do problema e evitar que se agrave. Mesmo que possa ser um gasto maior, acaba sendo mais econômico pedir ajuda a um profissional do que esperar que a situação do carro piorar.
Saiba o que pode significar os ruídos em veículos
O apito do freio de um automóvel é bem comum e um dos maiores indicativos de problemas. Esse ruído significa que as pastilhas estão gastas e podem comprometer a eficiência do freio e, consequentemente, a sua segurança. Muitas pessoas não sabem quando devem trocar as pastilhas do freio, por isso, o barulho começa a ficar cada vez mais evidente.
Mas, se o motorista estiver escutando estalos vindo do veículo, é necessário analisar algumas partes da mecânica. Começando pela suspensão, que é um sistema complexo, e em alguns casos pode apresentar problemas ao longo do tempo.
O coxim do motor ou o câmbio do automóvel também podem gerar barulhos ao dar partida no carro. O coxim, na maior parte das vezes, faz um barulho de estalos constantes e estridentes, já o câmbio pode ser identificado na hora de engatar a marcha ou no momento de usar a embreagem, que pode estar dura.
Se escutar um som agudo vindo do pneu, ainda mais quando está virando o volante, significa que o veículo está precisando fazer um alinhamento. Quando o automóvel está desalinhado, além de fazer barulho, ele tem um aumento no consumo do combustível e um desgaste maior nos pneus. Uma correia dentada com problemas também pode gerar ruídos em veículos, mas estes sons se parecem com um grilo.
Se o carro estiver fazendo barulho de rangidos, significa que pode existir alguns problemas nas peças feitas de plásticos, como: o revestimento das portas, na própria suspensão e até no painel dianteiro. Se ouvir uma espécie de ronco, principalmente quando estiver em movimento, os rolamentos podem estar desgastados.
Saiba mais também sobre Troca de óleo de carro