Quanto tempo dura uma bateria de carro?
Entenda melhor os fatores que impactam a vida útil de uma bateria e o que fazer para cuidar melhor da sua!
Quanto tempo dura uma bateria de carro?
Se você deseja saber quanto tempo dura uma bateria de carro, é preciso pensar que a vida útil do equipamento varia muito. Antes de tudo, é preciso saber que a vida útil do equipamento varia muito. No entanto, é inegável que existem marcas com maior durabilidade.
Segundo especialistas, há baterias que tem em média, uma durabilidade de 2 a 3 anos, mas esse tempo de vida útil pode cair pela metade se o dono do automóvel não tiver os devidos cuidados que explicaremos no próximo tópico deste artigo.
Quais os fatores que diminuem o tempo de vida útil da bateria automotiva?
Listamos, abaixo, alguns dos principais motivos de desgaste excessivo:
Temperatura
O calor e o frio são os elementos que mais influenciam a condução de eletricidade. Assim, como os polos da bateria, liga de chumbo e o fios dos terminais do veículo conectados à bateria são feitos de metal, as temperaturas extremas mudam a forma de reação dessas peças, o que altera sua capacidade de transmitir energia. No entanto, é comum que a bateria puxe mais energia durante o frio. Isso acontece devido a retração das peças que geram uma sobrecarga de calor, quando as reações químicas são aceleradas, em contrapartida, as altas temperaturas alteram a reação interna da bateria, e consequentemente acelera o processo de corrosão das ligas de chumbo, antecipando a morte natural.
Uso de faróis, lâmpadas internas e rádio
Naturalmente, a vida útil da bateria automotiva diminui se você usá-la com mais frequência ou intensidade. Observar o seu uso e os dispositivos elétricos são duas formas de saber quanto tempo dura uma bateria de carro. Por isso, preste atenção nos faróis e no rádio. Não os deixe ligados, com o veículo desligado, pois eles aumentam o consumo de energia, o que, com o tempo, pode diminuir a longevidade da peça.
Sujeira nas conexões
Com o passar do tempo, todas as peças, sejam de um carro zero quilômetro ou antigo, podem se desgastar e ficar sujas. Isso é algo normal, porém, quando você não limpa os itens do automóvel, pode causar uma série de problemas no seu funcionamento, inclusive afetar a longevidade da bateria.
Veículo parado
Quando o automóvel fica estacionado por longos períodos de tempo, mais de um mês, por exemplo, isso pode descarregar a peça. Portanto, mesmo que você não ligue algum dispositivo, a própria estrutura do carro vai puxar alguma energia passivamente, o que desgasta ainda mais as células da peça. Sendo assim, recomenda-se deixar um responsável para funcionar o veículo por 5 minutos regularmente.
O que fazer para aumentar a durabilidade?
Confira boas práticas para que sua bateria dure mais:
Limpe os terminais da bateria
Se você deseja saber quanto tempo dura uma bateria de carro e como aumentar a durabilidade da peça, a primeira dica é limpar os terminais. Esse é um procedimento padrão que pode prolongar a vida útil. Por isso, sempre que você tiver problemas para dar a partida do automóvel, observe a peça e veja se ela precisa de algum reparo. Faça o mesmo em verificações de rotina, o procedimento costuma ser simples e rápido. Para fazer, basta passar um pouco de bicarbonato de sódio com água, esperar a espuma aparecer, removê-la e secar bem.
Recarregue a bateria
Outra dica para saber quanto tempo dura uma bateria de carro é prestar atenção no funcionamento do veículo. Se ele “engasgar”, ou seja, não funcionar bem na estrada, é hora de recarregar a peça. No entanto, é muito comum os motoristas tentarem dar uma última carga na bateria com uma chupeta. Essa pode ser uma boa solução para quem precisa sair do meio da estrada, no entanto, o procedimento não é o ideal, pois pode gerar consequências negativas ao sistema de funcionamento.
Substitua a peça
Outra dica para saber quanto tempo dura uma bateria de carro é você observar se o carro não liga de jeito algum, deve-se chamar um profissional qualificado para analisar a bateria, caso o parecer seja negativo, essa é a hora de trocar a peça. Por isso, havendo tempo e recursos, faça a substituição se necessário. E, ao fazer a troca, descarte a bateria de forma adequada, pois esse tipo de lixo pode gerar diversos impactos, como destruição do meio ambiente e intoxicações.
Evite a bateria recondicionada
É importante ressaltarmos que você deve evitar a bateria recondicionada. Esse tipo de bateria não é um bom negócio. Também não vá atrás de receitas milagrosas, o importante é ter prudência na hora da compra do produto e também na preservação do mesmo, pois os riscos de acidentes são grandes. A manutenção da peça deve ser feita por uma pessoa especializada, que entenda bem o funcionamento da bateria.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente!
Aqui, na Bosch Sekwy, a nossa maior preocupação é com a sua segurança e a garantia de que você está rodando com um carro seguro e bem equipado. Solicite já o seu orçamento e agende uma visita!