Quando trocar os amortecedores?
Os amortecedores são umas das peças mais importantes do carro quando o assunto é a dinâmica de rodagem. Responsáveis pela absorção dos impactos e por fazerem a interseção com as suspensões, eles são itens fundamentais também no conforto a bordo e, principalmente, na segurança se o carro estiver em velocidades elevadas.
O tempo médio da revisão dos amortecedores é de 40 mil quilômetros. Não há uma quilometragem fechada para a troca, pois a substituição do item vai depender do tipo de uso, do pavimento em que o carro roda e alguns outros parâmetros. Mas se for a hora de colocar um amortecedor novo, o recomendado é que se troque os pares, não só um único que estiver com defeito, para que a suspensão continue equilibrada nos eixos.
Os amortecedores costumam dar um sinal claro de quando estão na hora de se aposentar. Uma maior oscilação da carroceria em linha reta é um deles. O componente é que trabalha indo e vindo para garantir a aderência do pneu com o solo e filtrar ao máximo o movimento de desnivelamento da pista que é transferido para os braços da suspensão. E, em efeito cascata, para a carroceria e corpo do motorista. Quando isso não acontece, o carro fica parecendo uma balsa em um rio caudaloso e o incômodo é grande.
Em curvas, esse mesmo comportamento pode comprometer também a segurança, já que os amortecedores não vão conseguir conter a rolagem da carroceria e vão prejudicar a tangência correta.
Ruídos metálicos e vazamento do óleo do amortecedor também são sinais de que o componente não vai bem. E outro problema que pode surgir com isso é o aumento da distância de frenagem, já que o pneu não estará sofrendo a pressão adequada do amortecedor e não dará a aderência desejada com o piso.
Outra forma de ver se o componente está em boas condições de uso é com um equipamento chamado Shocktester, que avalia o funcionamento do sistema que está instalado no carro e o compara a um padrão novo. Mas é preciso também fazer outros testes no veículo, pois outras peças com defeito, como pneus, braços das suspensões, buchas, bandejas (ou até mesmo o balanceamento equivocado das rodas) pode dar um falso positivo de que os amortecedores estão com problema.
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