Blog
Quando devo trocar as pastilhas de freio?
As pastilhas de freio fazem as rodas pararem devido ao contato com o disco de freio. A duração está diretamente ligada à forma de uso. A durabilidade da pastilha de freio está diretamente ligada ao seu uso e ao tipo de material utilizado nelas.
Quanto ao uso, por exemplo, se você mora em uma cidade muito grande, como São Paulo, em que o engarrafamentos são comuns, a duração delas será bem menor.
Nesses casos, o recomendado é fazer a troca das pastilhas de freio a cada 20 mil quilômetros.
Mas, independente da quilometragem e do tempo de uso, é necessário trocar as pastilhas quando o material de atrito chegar a espessura mínima indicada pelo fabricante.
Quando devo trocar as pastilhas de freio?
Varia também de pastilha para pastilha.
O ideal é você ver as especificações na embalagem.
Mas, geralmente, é 3 milímetros.
Para não ter erro, faça a verificação das pastilhas a cada 10 mil quilômetros ou toda vez que levar o carro na oficina.
Importante:
Para manter as pastilhas em boas condições e aumentar sua vida útil, algumas dicas podem ser seguidas. A primeira delas é usar peças indicadas pela montadora. Na hora de trocá-las, também é recomendado fazer a retificação dos discos de freio, para que as duas superfícies fiquem lisas. “Se tiver sulcos, pode gerar problemas na pastilha nova”, aponta Roman. Freadas bruscas constantes podem diminuir a vida útil das peças.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente!
Aqui, na Bosch Sekwy, a nossa maior preocupação é com a sua segurança e a garantia de que você está rodando com um carro seguro e bem equipado. Solicite já o seu orçamento e agende uma visita!
3 comments on “Quando devo trocar as pastilhas de freio?”