As luzes do painel do veículo servem para informar ao motorista sobre o funcionamento do carro. São elas acesas que indicam as principais funções do automóvel. É claro que cada veículo tem um painel diferente. Carros mais completos oferecem um computador de bordo mais sofisticado, inteligente e com mais informações do que o painel de um modelo popular ou econômico. E as luzes do computador de bordo sempre aparecem no momento em que a chave do veículo entra em contato com a ignição e desaparecem quando a partida é dada. O indicador que permanecer aceso no painel de instrumentos deve ser verificado pois pode indicar um problema ou defeito no veículo. Por esse motivo, é importante o motorista conhecer o significado de cada uma das luzes do painel. Dessa maneira, o diagnóstico do problema pode ser facilitado e resolvido o mais rápido possível.
O que querem dizer as cores das luzes no painel?
Na maioria dos modelos, a cor da luz do painel de instrumentos representa a gravidade do problema. Ou seja, dependendo da cor da luz no painel, o grau de perigo para o motorista e passageiros do veículo pode ser maior ou menor. As luzes vermelhas significam emergência e o motorista deve levar o veículo ao mecânico o quanto antes para resolver o problema. As luzes amarelas alertam para defeitos não tão graves mas que merecem, também, devida atenção. E as luzes verdes/azuis/brancas servem para informar o motorista, como indicar que o farol alto está ligado ou que a seta foi acionada.
Veja o significado de algumas luzes do painel:
Luz do Freio
A luz do freio indica que há algum problema no sistema hidráulico do freio. O mais comum é o freio de mão estar acionado. Caso o freio de mão já esteja abaixado, o problema pode ser o baixo nível de fluído no freio. Assim, é aconselhável que o veículo seja examinado por um mecânico, uma vez que o sistema de frenagem é um dos principais itens de segurança de um veículo.
Luz de Injeção Eletrônica
Após dar partida no carro, a luz de injeção eletrônica deve desaparecer. Caso ela não se apague, o veículo pode estar com problemas no sistema de alimentação do motor influenciando no aumento do consumo e emissão de poluentes. O sistema de injeção eletrônica substitui o carburador e sua principal função é controlar a quantidade de ar e combustível que entra no cilindro do motor. Sempre que o motorista insere a chave na ignição e gira, a luz da injeção eletrônica acende e apaga segundos depois. Caso ela permaneça acesa ou fique piscando, os problemas podem estar nas velas, cabos de velas, bobinas, bicos injetores do motor ou até mesmo no catalisador, que pode estar emitindo uma maior quantidade de gases poluentes. Outro motivo para o aparecimento desse tipo de luz no painel do veículo é o abastecimento com combustível adulterado. Para resolver o problema, é preciso levar o veículo ao mecânico para análise.
Luz da bateria
A luz da bateria acende sempre antes da partida do motor. No entanto, caso ela permaneça acesa ou acenda durante o percurso, significa que a bateria não está sendo carregada pelo alternador. Dessa forma, a perda de tensão pode fazer com que o carro fique sem energia e não ligue na próxima vez. Problemas na bateria costumam aparecer quando o veículo fica parado por muito tempo.
Luz de pré-aquecimento da velas
Caso esse indicador acenda no painel do veículo, o proprietário pode ter que trocar as velas do automóvel. Os motivos podem ser o desgaste ou a corrosão causada por componentes de combustível de má qualidade.
Luz de controle de tração
Em veículos com tração 4×4, existe o sistema de controle de tração. Ele é responsável pela melhora da distribuição de força do motor entre as rodas garantindo maior estabilidade quando ativado. Essa luz acenderá assim que o sistema for acionado.
Luz de combustível
Ela representa falta de combustível e aparece no painel assim que o veículo entra na reserva do tanque de combustível.
Luz de portas abertas
Alerta para que alguma porta do veículo não foi fechada corretamente
Luz do arrefecimento
A luz do arrefecimento refere-se à temperatura do líquido de refrigeração do motor. Quando este indicador aparece no painel pode significar alguma falha na refrigeração do veículo, como a falta de água ou o superaquecimento do motor. A primeira coisa a se fazer quando a luz do arrefecimento acender é desligar o veículo e aguardar até que o motor esfrie para verificar o nível de água. Se ela continuar no painel, é necessário ir a uma oficina mecânica para uma análise mais detalhada porque há o risco do motor fundir.
Luz do pisca alerta
A luz aparece no painel assim que o motorista aciona o pisca alerta. Em alguns modelos, ela pode aparecer como se as duas setas fossem ativadas.
Luz do desembaçador de para-brisa
Assim que o desembaçador é ligado, a luz aparece no painel de instrumentos do carro.
Luz do airbag
Ao aparecer no painel, a luz pode indicar algum problema sério no airbag do veículo. Essa falha pode fazer com que o airbag não funcione em caso de acidentes, comprometendo a vida do motorista e dos passageiros. A recomendação é levar o quanto antes o veículo ao mecânico.
Luz do cinto de segurança
Caso o motorista ou passageiro não coloque o cinto ou afivele ele direito, o sensor do veículo informará. A luz indicadora no painel alertará para sua necessidade, muitas vezes com a ajuda de um aviso sonoro.
Luz de pressão do pneu
Alguns modelos de carros têm sensores que monitoram a pressão dos pneus. Caso a calibragem esteja errada, como pneus murchos ou excesso de pressão, o sensor informará o motorista sobre o problema através da luz no painel.
Luz de farol de neblina
Caso os faróis de neblina sejam ligados, a luz de neblina aparecerá no painel. Ela deve ser utilizada apenas em situações em que a visibilidade do motorista está comprometida, como é comum em estradas em serras ou montanhas.
Luz do óleo
Quando existe algum problema no sistema de lubrificação do motor, a luz de óleo acende no painel de instrumentos do veículo. Essa luz pode indicar que o nível de óleo no cárter está abaixo do necessário. Caso seja esse o defeito, ao completar com mais óleo, o problema será resolvido. No entanto, ao acender a luz do óleo, fazer com que ela desapareça pode ser mais complicado do que apenas completar o nível do cárter. A luz informa que há falta de pressão na lubrificação do motor, e isso pode ser causado pelo entupimento da bomba de óleo ou por conta da formação de uma borra. A falta de lubrificação pode levar o motor a fundir. Assim que a luz do óleo acende, é recomendado parar o carro e levá-lo a uma oficina mecânica.
Luz de ABS
Assim como a maioria das luzes do painel do veículo, a luz de ABS acende assim que o carro é ligado, mas apaga após alguns segundos. Caso ela não desapareça, pode existir algum problema no sistema ABS de freio como pastilhas gastas, mau contato ou montagem errada. Por esse motivo, o carro deve ser levado à oficina mecânica para verificação do problema. Vale dizer também que mesmo que a luz de ABS acenda, não significa que o veículo ficará sem seus freios. O carro ainda poderá frear, no entanto, sem a ajuda do ABS. Assim, caso o motorista pise fundo no pedal de freio, as rodas travarão como qualquer veículo que não tem a redução de pressão no sistema hidráulico de freio.