O que acontece se você colocar seu carro em marcha à ré enquanto dirige?
Mas você já se perguntou o que aconteceria se você acidentalmente bateu no câmbio do seu veículo e ele começou a ir para trás, sem que sua intenção fosse dar a ré? Saiba o que pode acontecer com seu veículo de transmissão automática se você colocá-lo em marcha ré durante a condução, e o que você deve fazer se ocorrer.
É possível colocar o carro em marcha ré enquanto ele está em movimento?
Antes de olhar para o que acontece se você mudar seu carro para a posição de ré enquanto dirige, primeiro você tem que perguntar se é mesmo possível fazer isso. A resposta curta é: depende.
Muitos veículos de transmissão automática modernos têm controles eletrônicos que substituirão a solicitação de turno se o computador achar que é um erro. Se você mudar para o inverso enquanto dirige, aqui está o que pode acontecer.
O veículo ativará um recurso de inibição reversa.
Muitos veículos na estrada hoje são equipados com um inibidor reverso como medida de segurança tanto para o veículo quanto para o motorista. Este inibidor essencialmente ignora o pedido de colocar a transmissão em marcha à ré enquanto o carro está dirigindo para a frente até que o veículo tenha desacelerado para uma velocidade aceitável para mudar.
Os fabricantes de automóveis instalam esse recurso em carros para proteger seu veículo de reparos caros e ajudar a proteger a segurança de você e de seus passageiros — especialmente em velocidades de rodovias. Em muitos veículos, o inibidor reverso é controlado pelo computador de bordo. Mas mesmo os modelos mais antigos utilizaram um sistema mais manual com um aparelho de controle hidráulico como o sistema de inibição reversa.
Se o seu veículo estiver equipado com um recurso de inibição reversa, colocar seu carro em marcha à ré enquanto dirige pode realmente ser um pouco desanimador, já que o recurso não permitirá que nada aconteça até que você desacelere e pare. No entanto, a melhor coisa que você pode fazer é evitar “testar” esse recurso, mantendo sua mão fora do câmbio enquanto dirige seu veículo automático.
Seu veículo vai parar e você pode ouvir um barulho de moagem.
Se por acaso o veículo não estiver equipado com um inibidor reverso, ou estiver com defeito ou quebrado, colocar sua transmissão automática ao contrário enquanto dirige provavelmente irá parar o motor.
A transmissão automática do seu veículo é composta por um sistema de engrenagens que trabalham juntos para movê-lo pela estrada. As engrenagens girarão em uma direção para alimentar seu carro para a frente e para a direção oposta ao fazer backup. A transmissão automática utiliza um conversor de torque e fluido de transmissão para deslocar as engrenagens e aumentar a potência do motor para a transmissão e, finalmente, para as rodas.
Você colocou seu carro em posição de ré enquanto dirigia. E agora?
Se você de alguma forma conseguir deslocar sua transmissão automática para trás enquanto dirige para a frente, a primeira coisa a fazer é manter a calma! Entrar em pânico pode induzir decisões irracionais e inseguras.
Quando sentir seu veículo parar, mude o veículo para neutro, e tente deslocá-lo para um local mais seguro (por exemplo, o acostamento da estrada). Uma vez que o motor provavelmente parou, você pode perder a assistência de direção elétrica e assistência de freio de potência, então com calma e cuidado leve o carro para uma parada segura no acostamento da estrada. Certifique-se de que seu carro pare completamente e mude para a posição P. Você pode precisar desligar o motor e ligar seu carro novamente.
Com o motor ligado, coloque-o em movimento e lentamente comece a dirigir para a frente. Se o seu veículo estiver dirigindo normal, vá em frente e dirija até um centro automotivo de confiança para que um especialista verifique seu sistema de transmissão automática.
Conte com a Sekwy Automotivo Bosch Service para manter o seu carro funcionando corretamente.
Conheça nossos serviços: