Manutenção preventiva X Manutenção corretiva
Quem tem um veículo sabe que é muito importante mantê-lo em bom estado. Pequenos cuidados podem evitar sérios problemas, aumentando a longevidade do veículo e garantindo segurança para o motorista e todos os passageiros. Entenda Manutenção preventiva X Manutenção corretiva.
Manutenção preventiva X Manutenção corretiva:
A manutenção preventiva é uma maneira de manter o funcionamento dos veículos o mais próximo possível das condições originais.
O intuito é fazer com que todo o funcionamento do veículo seja conservado, em especial sua mecânica.
Dessa forma, é possível prolongar a vida útil do automóvel, evitando problemas nos componentes.
De maneira geral, não existe uma data específica para realizar a manutenção preventiva de carro, pois tudo pode variar de acordo com o modelo e o ano de fabricação.
Contudo, existem certas práticas comuns que a maior parte dos especialistas recomenda.
Nesse sentido, o indicado é fazer a manutenção a cada seis meses de uso ou após dez mil quilômetros rodados. Caso você rode esse valor em quilômetros antes de seis meses, será necessário fazer a revisão.
Já a manutenção corretiva: já esse modelo de manutenção, como o próprio nome adianta, tem o objetivo de corrigir algum problema detectado.
É o tipo de manutenção mais comum quando levamos o carro para algum mecânico. Geralmente, esse procedimento consiste em substituir peças e fazer reparos em itens que têm apresentado falhas.
Uma das principais características da manutenção corretiva é a imprevisibilidade. Ela se torna necessária quando há falta de manutenção preventiva ou em situações emergenciais.
Como visto, a manutenção corretiva ocorre quando o automóvel já apresentou um problema. Assim, alguns exemplos de falhas que podem ocorrer são:
- problemas na bateria;
- marchas arranhando;
- mau funcionamento dos freios;
- aquecimento do motor;
- pneus com más condições de uso;
Como mencionado, a manutenção corretiva custa mais caro, por isso, é bom evitá-la.
A melhor forma para fazer isso é justamente não descuidar da manutenção preventiva. Com ela, a probabilidade de futuras falhas é detectada antes que desgastes se transformem em grandes problemas.
Agende uma revisão agora: https://bit.ly/boschvgp