Entenda a importância da correia dentada
Você já deve ter ouvido falar de que a correia dentada é uma das peças mais importantes do motor de seu carro.
Mas para que ela serve? Onde ela fica?
Se você já abriu o capô do carro com o motor funcionando viu uma correia, sempre em alta rotação, presa por algumas polias e tensores. É a correia dentada, peça de extrema importância que atua no motor do veículo, ligando o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, sincronizando-os e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e fechem no momento exato. Também mantém o sincronismo entre o virabrequim (que transfere a força do motor às rodas) e o comando de válvulas (responsável pela entrada e saída de gases no cilindro).
Você sabia que se a correia dentada arrebentar, o motor simplesmente não funciona mais.
Por esse motivo, quando a correia se parte, o motor para de funcionar e possivelmente já haverá danos ao motor. Se você tentar ligar o veículo com a correia arrebentada, provavelmente perderá as válvulas do cabeçote.
E se por acaso o rompimento da mesma acontecer com o motor funcionando, há o risco de ocorrer danos em outras peças do motor.
Sem a correia dentada, o motor perde o já citado sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas.
Outros problemas podem ocorrer como: polias gastas, desalinhamento das polias, correias frouxas, excesso de tensão, desgaste excessivo ou estrias causadas pelo trabalho, graxa ou óleo em excesso na correia e flange da polia danificada.
Quando revisar e trocar a correia dentada?
Saiba que não é possível identificar os problemas em uma correia sem antes desmontar algumas partes do motor.
Por isso, é necessário acompanhar a quilometragem ideal para a troca e visitar a oficina para trocar ou verificar o estado da peça.
Mecânicos especialistas recomendam que seja feita a verificação durante as revisões ou seja, de seis em seis meses ou a cada 10.000 km rodados. Mas é importante ressaltar que a troca dependerá do estado da correia e do modelo do veículo.