Dicas para Economizar Combustível
Economizar combustível não vem apenas na escolha do posto mais barato (aliás, isso deve ser feito com muito cuidado). Ela vem também na maneira de se conduzir o carro ou a moto, e também na preocupação com a manutenção do veículo. Veja como as dicas abaixo, quando aplicadas, podem resultar numa economia impressionante no final do mês.
Manutenção em dia, economia no bolso
Fazer a manutenção do carro evita aquela dor de cabeça no meio da viagem de férias, mas também ajuda e muito na hora de economizar combustível.
Peças quebradas ou defeituosas tendem a aumentar o consumo, pois fazer o motor e outras partes do carro funcionar com mais dificuldade. Além disso, essa prática aumenta a vida útil de todos os componentes.
Confira mais algumas dicas para economizar combustível.
- Devo usar marchas mais altas sempre?
A marcha correta está mais associada com a relação peso/potência do carro, e não só com velocidade. Achar que se deve trabalhar sempre com as marchas maiores, sem considerar o peso do veículo, é um mito. Por exemplo: em quarta e a uma velocidade baixa, quando o motor precisar de torque em um pequeno aclive, o sistema de injeção vai jogar mais combustível para compensar a marcha errada e atingir a curva de torque ideal.
- Indicadores de trocas
Modelos da Fiat, Volkswagen e Renault, entre outras marcas, têm sistemas que indicam a hora ideal de mudar a marcha — o que é uma mão na roda para quem quer otimizar o consumo e o desempenho do carro.
- Pé de fadaCalma na hora de pisar no acelerador. O ideal é usar 1/4 do curso do pedal, em situações de piso plano, lógico. Dependendo do motor e da condição de tráfego, afundar o pé ou mesmo investir até metade do curso não é garantia de andar mais rápido e ainda corre-se o risco de o carro engasgar e demorar a embalar, o que exige mais combustível.
- Semáforo a frente
Semáforo fechado à frente, para que acelerar como um desesperado? Tire o pé do pedal da direita ao ver que terá de parar mais adiante. Aquela acelerada consumirá um combustível desnecessário e a frenagem brusca ainda acentuará o desgaste das pastilhas de freio e dos amortecedores.
- Usar freio motor
Usar o freio motor resulta em mais segurança e economia. Principalmente nas descidas. Quando se tira o pé do acelerador, o sistema corta o combustível. “É mais econômico do que na banguela, pois em ponto morto ainda é injetada uma quantidade pequena de combustível para manter o motor em uma rotação mínima”, garante Pereira.