Conheça os 3 tipos de sistemas de direção elétrica
Os primeiros sistemas de direção eram mecanismos mecânicos simples. A direção elétrica de hoje é muito mais complexa. Sem direção elétrica, quase todos os veículos – desde aqueles clássicos gigantes do século 20 até os carros menores e mais densos de tração dianteira, crossovers e SUVs de hoje — seriam difíceis de dirigir.
Por mais de meio século, a direção hidráulica governou as estradas. Agora, sistemas híbridos de direção elétrica eletro-hidráulica e totalmente elétrica são comuns. Esses sistemas podem até variar a assistência aplicada ao sistema de direção, dependendo das condições de condução.
Quais são as diferenças entre os três sistemas de direção elétrica?
Todos os três sistemas de direção elétrica executam a mesma função, mas executam-na de forma diferente. Um sistema hidráulico usa fluido de alta pressão mecanicamente bombeado, um sistema eletro-hidráulico usa um motor elétrico para pressionar o fluido, e um sistema elétrico usa um motor elétrico e sensores. O resultado final é o mesmo: você pode facilmente girar o volante em todas as condições. Sistemas de direção totalmente elétrica economizam combustível, requerem menos manutenção e são mais confiáveis que um sistema hidráulico.
Direção hidráulica
Este sistema utiliza fluido de direção elétrica pressurizado, fornecido pela bomba de direção elétrica, para diminuir o esforço de direção. A bomba ao ser acionada direciona o fluido de direção elétrica de alta pressão através da mangueira de alta pressão para o lado de entrada da válvula de controle de engrenagem de direção elétrica.
A alta pressão que atua na válvula de controle auxilia o motorista ao girar as rodas dianteiras. O fluido de direção elétrica é armazenado em um reservatório. O nível adequado de fluido no reservatório é mantido quando o fluido retorna da engrenagem de direção a uma pressão muito menor. Os sistemas hidráulicos de direção hidráulica bombeiam continuamente fluido e são suscetíveis à velocidade do motor. Para manter a pressão constante, uma bomba de direção elétrica usa uma válvula de desvio para manter a pressão constante, não importa a velocidade do motor.
Direção eletro-hidráulica
Estes sistemas empregam um motor elétrico sem escova para conduzir a bomba hidráulica de direção em vez de uma unidade acionada pelo motor ou correia serpentina. Este sistema fornece a mesma sensação de um sistema de direção hidráulica convencional.
Direção elétrica ou direção movida a motor
Quando o motorista gira o volante, um motor imã permanente sem escovas ligado ao volante ou coluna de direção gira as rodas dianteiras. Os sensores detectam para que lado o volante é virado para auxiliar o movimento da engrenagem de direção na direção correta.
Não importa o tipo de sistema que você tenha, a direção elétrica só atua na engrenagem de direção quando o motorista gira o volante.
Vantagens da direção elétrica
Os sistemas de direção hidráulica são complexos, pesados, exigem manutenção e ocupam muito espaço. A direção elétrica usa consideravelmente menos peças.
Como um sistema de direção elétrica usa significativamente menos energia do motor, melhora muito a economia de combustível e reduz as emissões de escapamento, reduzindo o desgaste do motor.
A Sekwy Automotivo Bosch Service oferece uma assistência completa para carros com direção elétrica, utilizando as mais modernas tecnologias para detectar qualquer problema em seu veículo.
Conheça nossos serviços:
Revisão dos sistemas e componentes do veículo