Como aumentar a vida útil da bateria do carro?
Você provavelmente já ficou sem carga na bateria ou com certeza conhece alguém que já não tenha ficado.
Quandoela resolve acabar de uma vez é um transtorno, por maior que seja a tranquilidade em relação a todos os outros itens. Bate na chave, não liga. Tenta de novo, e não tem resposta. Até lembrar que a bateria pode estar sem carga, o carro já está no reboque.
Muitos motoristas se deparam com isso, que é extremamente comum. Às vezes, a falta de cuidado com a bateria do carro deixa você na mão bem antes do que poderia imaginar.
Quanto tempo uma bateria pode durar?
Para quem usa pouco o carro, 2 anos. Para aquele que roda bastante, ela pode passar dos 4 anos – lembre-se: carro quem anda mais prolonga a vida da bateria.
Confira algumas dicas simples para aumentar a vida útil das baterias.
- Use a parte elétrica de forma moderada
Quando você estiver com o veículo desligado, evite usar o rádio, as luzes internas, a central multimídia, o ar-condicionado, deixar os faróis ligados ou utilizar algum equipamento elétrico ligado à bateria.
Caso haja realmente necessidade, o faça por um tempo menor, para evitar o desgaste prematuro.
- Desconecte os terminais em períodos sem uso do carro
Para aqueles donos de carros “de garagem” — que pouco saem — ou para quem eventualmente permanece mais de uma semana longe de casa, o mais adequado é desconectar os cabos que estão ligados à bateria, para evitar uma descarga antecipada.
A recomendação é desconectar pelo menos o terminal positivo do terminal para prevenir a diminuição da vida útil da bateria, bem como para evitar curto-circuito. Caso você retire os dois cabos, lembre-se de conectar primeiro o negativo e, em seguida, o positivo.
- Proteja bem os terminais
Feitas de plástico, as capinhas protetoras dos terminais positivo e negativo da bateria de carro ajudam a protegê-los do contato com objetos metálicos que pode gerar uma faísca e provocar um curto-circuito.
Esteja atento a esses pequenos itens, observando se estão desgastados ou danificados e providenciando a substituição, caso necessário.
- Tem que andar!
Muita gente acha que funcionar o carro de vez em quando é suficiente, só que não!
Quando a bateria fica imóvel por muito tempo (mais de 3 meses), o ácido da solução que está entre as placas se acumula no fundo da bateria e corrói as placas de chumbo. Por isso, é preciso movimentá-la para manter a solução homogênea. Em carro que anda muito ela dura mais.
- O carro não liga ?
O motor de partida ou de arranque é um motor elétrico de características especificas: alto torque por pouco tempo.
Se levar mais de 3 segundos para seu carro pegar, seu motor de partida corre o risco de queimar. Então, não é bom passar da terceira tentativa.
- Existe bateria Boa e barata?
Bateria boa depende da pureza dos materiais empregados. Não se iluda com propagandas com modelos bonitas ou algum famoso do mundo automobilístico: é difícil achar uma bateria boa e barata.
Lembre-se dos cuidados acima. Afinal, bateria sem qualidade pode custar um motor de partida.
- Recondicionada vale a pena?
Bateria recondicionada não é um bom negócio, assim como dar carga rápida é um procedimento não recomendado pelos fabricantes.
E não vá atrás de receitas caseiras para recuperar sua bateria: os riscos de acidentes são muito grandes. A manipulação e manutenção devem ser feitas por pessoa especializada.
Agora que você já sabe algumas dicas, quando precisar trocar a bateria fale com nossa equipe.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente!
Aqui, na Bosch Sekwy, a nossa maior preocupação é com a sua segurança e a garantia de que você está rodando com um carro seguro e bem equipado. Solicite já o seu orçamento e agende uma visita!