Cabos e Velas, Evite Problemas
Os sinais
Os sinais de problemas nas velas ou nos cabos são bem genéricos, como dificuldade para dar partida, comandos atrasados e motor morrendo constantemente. Por isso, para evitar que você faça uma troca de velas ou cabos sem necessidade, verifique o sistema do carro para ter certeza do real problema. Além de evitar a troca de uma peça cara, você poderá eliminar outros defeitos mais comuns.
Além de trocar temperatura com o motor, a vela de ignição é responsável por gerar a faísca que inflama a mistura de ar e combustível dentro da câmara de combustão. A explosão impulsiona os pistões, gerando movimento ao motor. A função dos cabos de vela é conduzir a alta tensão produzida pela bobina ou transformador até as velas de ignição, sem permitir fugas de corrente, garantindo uma ignição sem falhas.
Muitas vezes, não nos atentamos aos cuidados necessários a componentes tão importantes o desempenho das velas e cabos está diretamente ligado ao correto funcionamento do motor, ao consumo de combustível e à liberação de gases poluentes.
As velas devem ser verificadas entre 10.000 km e 15.000 km e, se for o caso, trocadas como indicado no manual do proprietário. O mecânico deve checar também os cabos: caso apresentem rachaduras ou estejam ressecados, devem ser substituídos. A falta de manutenção desses componentes pode provocar uma série de problemas ao veículo.
Velas de ignição
- Desgaste: Devido à erosão no eletrodo, a alta tensão fornecida pela bobina não é suficiente para gerar a faísca necessária, resultando em falhas na partida do motor e notável queda de rendimento e potência, principalmente em aclives e ultrapassagens.
- Corrosão do eletrodo: Provocada por aditivos corrosivos contidos no combustível de má qualidade, ou até mesmo no óleo lubrificante, que ao longo do tempo acumularão resíduos, interferindo na taxa dos gases do motor e causando os mesmos problemas descritos anteriormente.
- Carbonização seca ou oleosa: Pode sujar o filtro de ar, desregular a injeção ou o carburador do veículo, deixar o motor irregular (marcha lenta acelerada ou fraca demais) e causar problemas em outras partes vitais do motor.
- Superaquecimento: Derretimento do eletrodo, provocando falha nas faíscas e mau funcionamento do motor. Em caso de temperaturas muito elevadas, o eletrodo pode até se fundir, e o combustível passa a ser queimado não pela faísca, e sim por incandescência (estado de brasa), podendo quebrar o motor, que não é projetado para esse tipo de funcionamento.
Cabos
- Ressecamento, rachaduras e mau encaixe: Provocam fuga de corrente e falhas de ignição.
- Manuseio e ferramental incorreto durante a verificação e troca dos cabos: Resultam em queda de rendimento e falhas no motor.
- Oxidação: Gera mau contato na conexão dos cabos.
Seu posto é de confiança?
Procure abastecer em um posto onde o combustível seja de qualidade. Quando ele é adulterado, pode provocar reações químicas nos componentes tratados neste boletim, diminuindo sua vida útil. Também pode fazer com que algum componente de ignição e/ou injeção pare de funcionar – daí os prejuízos serão bem maiores.
O combustível de má qualidade ainda pode provocar a “pré-ignição”, que acarretará no aquecimento do cabeçote, pistões e velas. Leve seu veículo periodicamente para uma manutenção preventiva em um mecânico de confiança. Velas e cabos mal instalados podem apresentar características irregulares de funcionamento, assim como gerar outros problemas graves ao motor. E o motor, você sabe, é o coração do seu veículo não deve falhar nunca.
Ainda tem dúvidas sobre velas ou cabo? Entre em contato conosco através do e-mail contato@oficinaboschsekwy.com.br.
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