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Alinhamento e balanceamento: quando fazer?
Embora a quilometragem possa indicar a hora certa de levar o carro à oficina para a realização desses serviços, diversas situações do dia a dia podem acabar apressando a ida ao mecânico. Passou recentemente por um buraco ou bateu a roda no meio-fio ao estacionar? Talvez seu automóvel esteja precisando visitar a oficina.
Mas que tal conhecer os serviços de alinhamento e balanceamento e entender com que frequência você deve fazer esse tipo de manutenção no seu automóvel? Acompanhe nosso post e aprenda!
Em que consiste o alinhamento das rodas?
Quem dirige um veículo normalmente nem imagina os componentes e sistemas que precisam funcionar para que as rodas se movimentem da maneira certa, sem causar prejuízos para a segurança dos passageiros.
O melhor é que, como você vai ver, nem é tão complicado assim. Na configuração de fábrica, o carro é desenvolvido para manter as rodas alinhadas, em paralelo, quando estão em uma pista reta. Contudo, as rodas vão se desalinhando com o próprio tempo de uso, passando em buracos, lombadas e ruas de calçamento, por exemplo.
Um dos sintomas desse problema é quando o motorista sente o volante puxar para um dos lados ao dirigir. Outro indício de que há um desgaste não homogêneo dos pneus é quando uma das extremidades fica mais gasta que a outra. Quando essas situações ocorrem, é preciso levar o carro à oficina.
Como o próprio nome já indica, o serviço de alinhamento serve para deixar as rodas em linha reta. Hoje em dia, o trabalho é feito com equipamentos precisos, como softwares de medição 3D, que mostram exatamente se há convergência (rodas apontando para dentro) ou divergência (rodas apontando para fora).
O objetivo de fazer o alinhamento é que não haja desvio lateral das rodas em pista reta. Logo, o ângulo de inclinação deve marcar zero grau na situação ideal. Vale lembrar que o serviço precisa ser feito nas quatro rodas. E não se esqueça também que, caso alguma das rodas esteja empenada (torta), ela precisa ser previamente consertada para que o alinhamento seja feito da forma correta.
O que é o balanceamento do conjunto roda + pneu?
O balanceamento diz respeito ao equilíbrio do conjunto roda + pneu. Na oficina, uma máquina mede a massa desse conjunto em movimento. O ideal é que o peso se distribua de maneira uniforme em toda a roda. Quando isso não ocorre, são colocados pequenos contrapesos de chumbo em determinada parte da roda, a fim de equilibrar todo o conjunto.
Um dos sintomas de que o carro está desbalanceado é quando surgem trepidações no volante, principalmente em velocidades acima de 50 quilômetros por hora. Como o atrito entre as rodas e o asfalto (ou qualquer outro tipo de piso) não é uniforme, o desgaste dos pneus é irregular e há risco de perda da estabilidade.
Ao colocar pneus novos, também é interessante fazer o balanceamento para que o conjunto se equilibre e, assim, a vida útil dos compostos de borracha seja estendida.
Com que frequência fazer alinhamento e balanceamento?
No manual do proprietário do seu veículo devem constar as recomendações do fabricante quanto ao prazo ou à quilometragem para providenciar os serviços de alinhamento e balanceamento. Ainda assim, tenha em mente que esses reparos podem ser antecipados devido ao uso do automóvel.
Em geral, a quilometragem indicada varia entre 5 e 10 mil quilômetros. Contudo, uma avaria causada por uma batida mais forte em um buraco pode antecipar a ida ao mecânico. Além disso, se o motorista observar os sintomas que já citamos anteriormente ou se notar desgaste irregular na banda de rodagem (parte do pneu que toca o solo), é recomendável levar o veículo a uma oficina para uma inspeção e, se necessário, o devido conserto.
Quais são os riscos de não fazer o alinhamento e o balanceamento do carro?
Comprar um conjunto de pneus de boa qualidade para o veículo é um gasto relativamente alto. Dessa forma, é preciso tomar todos os cuidados para garantir que a vida útil desse item seja preservada.
O alinhamento e balanceamento das rodas permite que os pneus não se desgastem excessivamente em nenhuma parte, o que acarretaria a sua troca precoce. O mesmo vale para os componentes da suspensão, que também podem sofrer desgaste prematuro se o automóvel estiver desalinhado.
Além disso, o alinhamento e balanceamento incorreto do veículo o deixam mal posicionado, tornando o seu manuseio e o controle do volante mais trabalhosos. Isso é prejudicial principalmente em situações adversas, como dias de chuva ou óleo na pista, em que o carro tende a sair um pouco do controle. Sendo assim, se esses serviços não são feitos da maneira correta, há perigo para o motorista e os passageiros.
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