Blog
Alinhamento 3D e Balanceamento em Rampa
Alinhamento 3D consiste na nova moda mercadológica. Motoristas pagam um pouco a mais do que o preço convencional, mas como vantagem possuem carro ajustado de modo perfeito, com auxílio dos softwares e das tecnologias avançadas.
Este sistema do tipo revolucionário traz o “alinhador de rodas” por imagem. Esta máquina capta ângulos com uso de tecnologia padronizada, garantindo medições precisas, no tempo real.
No alinhamento 3D está na “rampa pneumática” para alinhamento, feita a auxiliar nos trabalhos com freios, pneus, suspensão e direção.
Os pratos deslizantes fornecem garantia de segurança ao processo. Hoje em dia esta máquina é ideal aos trabalhos à nivelação.
Alinhamento 3D e Balanceamento em Rampa
Imagine um programa com milhares de carros cadastrados. O alinhamento 3D apenas possui perfeição nos serviços em consequência deste software, que padroniza às medidas corretas a balancear e alinhar.
Após o carro chegar na oficina os mecânicos abrem programas no computador para saber quais medições a serem empregadas ao trabalho, conforme modelo do veículo. Tal sistema traz valores inclusive à suspensão.
O alinhamento 3D é feito na plataforma de medição, calibrada e preparada para levantar peso e fazer análises.
Sensores lasers presentes perto de cada roda começam a medir. Os alinhadores realizam consultas a ajustar às medidas corretas. Na sequência o veículo fica balanceado e pronto ao tráfego perfeito.
Alinhamento 3D e Balanceamento o Carro?
- Manter alinhamento e balanceamento dos carros em dia ajuda para:
- Aumentar durabilidade das peças da suspensão;
- Diminuir desgaste irregular de pneus;
- Proporcionar queda no consumo do combustível;
- Tornar direção confortável;
- Melhorar estabilidade, de modo principal nas curvas desempenhadas em alta velocidade.
Quando Fazer Balanceamento e Alinhamento?
De forma prática não existe número correto de quilômetros percorridos para saber qual período ideal a balancear e alinhar. Porém, ao seguir algumas dicas é possível ter uma ideia geral:
- Quando veículo não segue de maneira reta, deslocando ligeiramente aos lados;
- Se carros trafegam nas pistas desregulares constantemente, como na grande parte do Brasil, repletas de buracos, descidas e subidas, há aumento à necessidade em balancear e alinhar;
- Verificar a pressão do pneu periodicamente reduz urgência de balancear ou alinhar;
- Tremulações em excesso no volante quer dizer algo errado nas rodas, fique de olho.