A importância da revisão periódica para o seu carro
A revisão periódica dos veículos é uma das garantias de uma direção segura. Sua principal função é o diagnóstico de algum problema do automóvel, além de evitar uma possível dor de cabeça futura. A maioria das montadoras recomenda que a revisão seja feita a cada dez mil quilômetros ou a cada seis meses de uso, o que vier primeiro. Um veículo que não recebe esse tipo de cuidado consequentemente possui o seu tempo de vida e seu valor diminuído consideravelmente.
O que é feito na revisão periódica?
Durante a revisão, os itens básicos de segurança são analisados em seu estado de conservação e funcionamento. Confira os itens verificados pelo mecânico responsável durante o procedimento:
• Água do radiador: A falta de água no radiador, ou seu baixo nível, pode acarretar o aquecimento do motor, provocando danos muitas vezes irreparáveis ao veículo
• Óleo do motor: O óleo desempenha o papel de lubrificar e refrigerar o motor. Sua troca deve ser realizada pelo menos uma vez por ano.
• Pneus: os pneus possuem um marcador de desgaste. Quando a superfície do pneu estiver ao nível do marcador, significa que o pneu já chegou ao seu tempo limite de uso e deve ser trocado.
• Filtros de combustível, de ar e do ar condicionado: as três peças desempenham o papel de limpeza e devem ser trocados a cada 15.000 km.
• Alinhamento e Balanceamento: O alinhamento ajusta os ângulos das rodas, auxiliando o motorista a não perder o controle do carro, principalmente em curvas, enquanto o balanceamento faz com que as rodas girem sem vibrações, evitando trepidação do volante, bancos, painel de acessórios e piso do carro.
• Parte elétrica: verificação da situação da bateria, motor de arranque, alternador e todos os fusíveis.
• Luzes e faróis: verificação do funcionamento de todas as luzes do veículo. Caso alguma delas esteja queimada, um eletricista deve realizar a troca.
Quando devo fazer uma revisão periódica?
Como já dito anteriormente, as revisões devem ser feitas a cada dez mil quilômetros ou a cada seis meses de uso. É importante respeitar esse período e não sustentar o hábito de apenas levar o veículo no mecânico apenas em situações em que o mesmo apresente algum defeito pontual.
E quando o carro fica parado por um longo período de tempo?
A necessidade de revisar o veículo a cada seis meses também vale para veículos que estão parados. Trafegar distâncias longas com automóveis que ficaram fora do uso por meses ou mesmo anos pode ocasionar a parada do automóvel no meio do caminho, ou originar algum tipo de problema no veículo.
Cuidados diários
Algumas medidas simples são essenciais para a conservação do seu veículo. Entre elas, checar os níveis de água e de óleo (com o motor frio, para prevenir acidentes), verificar a calibragem dos pneus e evitar abastecer em postos de gasolina que não se saiba a procedência, para não correr o risco de encher o tanque do carro com combustíveis adulterados.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente!
Aqui, na Bosch Sekwy, a nossa maior preocupação é com a sua segurança e a garantia de que você está rodando com um carro seguro e bem equipado. Solicite já o seu orçamento e agende uma visita!