Blog
O que acontece se você colocar diesel em um carro a gasolina?
Quando ocorre a contaminação do diesel, pode ter graves consequências na saúde e operação de um veículo convencional movido a gasolina.
Gasolina vs. Diesel
Em termos de aplicação, o diesel é mais frequentemente usado por caminhões pesados, ônibus, barcos e veículos que podem exigir uma classificação de torque mais alta e mais potência. Os powertrains a gasolina são mais frequentemente associados a carros de passeio, SUVs e caminhões leves.
Embora ambos sejam derivados do petróleo bruto, a gasolina e o diesel têm propriedades físicas diferentes. A gasolina é muito mais fina e tem um odor distinto. O diesel tem um estado mais espesso de fluidez, quase como um óleo leve. Essas diferenças físicas entram em jogo quando o diesel tenta passar pelo sistema de combustível e componentes do motor de um veículo a gasolina.
O diesel também não é tão combustível quanto a gasolina. Uma vez que cada combustível tem sua própria temperatura de autoignição, os motores diesel e gasolina funcionam de forma diferente. Um motor a gasolina utiliza velas de ignição para acender o combustível, enquanto um motor diesel usa a pressão criada pela compressão dentro do motor para acender o combustível (embora uma peça chamada de plugue de brilho possa ajudar quando o motor está frio). Em outras palavras, o diesel é aquecido por ser espremido, enquanto a gasolina é acesa com fogo. Além disso, a gasolina é frequentemente misturada com uma porcentagem de etanol, um composto orgânico altamente inflamável usado como aditivo de biocombustível. O etanol torna a gasolina ainda mais inflamável do que já é.
Em suma, os motores a gasolina e diesel são projetados para operar usando apenas o seu tipo de combustível específico e não o outro.
O que acontece quando você coloca diesel em um veículo a gás?
Como o diesel é mais espesso e mais denso que a gasolina, a bomba de combustível vai lutar para mover a mistura diesel/gasolina através do sistema. Além disso, o diesel não será capaz de passar facilmente através do filtro de combustível. Em vez disso, entupirá o filtro de combustível. O motor a gasolina pode funcionar por um tempo depois que o diesel foi colocado no tanque, mas isso é apenas porque ele ainda está funcionando na gasolina restante da linha de combustível.
Por pior que seja essa situação, o problema oposto – despejar gasolina em um tanque de diesel – seria muito pior. Por causa das tendências de alta combustão da gasolina, ela inflamaria muito mais cedo do que o diesel faria. Esta ignição e volatilidade precoces podem causar danos catastróficos ao motor diesel e seus componentes.
O que você deve fazer se você colocar diesel em seu carro?
Quando você percebe que acidentalmente colocou combustível diesel em seu tanque de gasolina, a ação imediata é necessária. Deixar diesel em um tanque de gasolina por qualquer período de tempo não é aconselhável. Acima de tudo, não ligue o veículo sob nenhuma circunstância. Você vai querer ter seu veículo rebocado para uma garagem para drenagem imediatamente. Tentar operar o carro pode fazer com que o diesel entre na linha de combustível e no sistema do motor, o que tornará o processo de reparo muito mais complicado e caro.
Se o veículo tiver um dreno removível no tanque de gasolina, esta seria a situação ideal. O mecânico simplesmente abrirá o ralo e esvaziará toda a quantidade da mistura gasolina/diesel. Em seguida, o tanque será preenchido com gasolina e drenado novamente para remover todo o diesel restante. Este processo pode exigir repetição para limpar o tanque de toda a contaminação por diesel.
Se não houver um dreno removível no tanque de gasolina, o tanque terá que ser removido do veículo e drenado. Isso é chamado de “largar o tanque”. O mecânico então enxaguará o tanque repetidamente com gasolina fresca até que todo o combustível diesel seja lavado.
Se o seu carro está com algum problema por conta de combustível adulterado ou abastecimento incorreto, entre em contato com a Sekwy Automotivo Bosch Service.
Conheça nossos serviços: