Blog
Quais são as diferenças entre os tipos de combustível de carro?
Pensando nos prós e contras da gasolina e do diesel, e dando uma olhada em como eles são feitos, nosso guia está aqui para ajudá-lo a fazer a escolha certa quando se trata do seu próximo carro.
Gasolina
A gasolina é o tipo mais comum de combustível de carro no Brasil, com cerca de 89% de toda frota seja de carros movidos a gasolina (ou flex).
A gasolina vem do petróleo bruto, que é transportado de campos de petróleo abaixo da superfície da Terra. Sua patente foi registrada em 1895 nos EUA. Este óleo é então refinado por meio de um processo de calor e pressão, para que possa adquirir as propriedades explosivas necessárias para disparar em um motor.
É impressionante como a gasolina é feita e depois transportada para o seu posto de combustível. Quando o petróleo bruto é aquecido, gera vapores de gasolina que sobem até o topo do tanque. Isso é então armazenado e transportado – muito inteligente, certo?
Os Prós e Contras da Gasolina
Não sabe se vai comprar um carro a gasolina ou diesel? Dê uma olhada nos prós e contras da gasolina abaixo.
Prós
- Disponível em todos os postos de combustíveis
- Mais ecológico do que o diesel
- Ótimo para aqueles que fazem a maior parte de sua condução na cidade
- Manutenção simples
Contras
- Menos eficiente que o diesel em longas distâncias
- Alguns motores a gasolina são de baixa potência, com torque mínimo em estradas rápidas
- A vida útil da maioria dos motores a gasolina é de cerca de 250.000 quilômetros – um diesel fará mais
Como funcionam os veículos híbridos?
Os motores híbridos vêm em variantes a gasolina ou diesel, consistindo em um powertrain que combina um motor a gasolina ou diesel com um motor elétrico. Os dois motores trabalham juntos para alimentar o carro enquanto usam um volume menor de combustível fóssil do que os motores tradicionais.
Um híbrido a gasolina pode vir em três tipos diferentes: híbrido paralelo, híbrido extensor e híbrido plug-in.
Um híbrido paralelo a gasolina usa o motor elétrico de paralisação até cerca de 15 mph, quando o motor a gasolina entra em ação. Um pouco mais avançado, um híbrido a gasolina plug-in pode ser carregado da mesma forma que um veículo elétrico, dando-lhe um alcance maior antes que o motor a gasolina tenha que assumir o controle do motor elétrico.
Por fim, o processo é diferente para híbridos extensor, que usam o motor a gasolina para recarregar a bateria que alimenta o motor elétrico. Com efeito, o motor a gasolina alimenta a bateria que alimenta o motor elétrico que alimenta o carro. Os extensores de alcance não são tão comuns quanto modelos híbridos paralelos ou plug-in, por isso é menos provável que você encontre um do seu fabricante de escolha.
Diesel
Estima-se que 8% dos carros no Brasil sejam movidos a diesel. Assim como a gasolina, o diesel existe há décadas, e já foi anunciado como o “combustível do futuro” graças à sua impressionante longevidade e economia.
O diesel, como a gasolina, é produzido quando o petróleo bruto é aquecido. O vapor diesel é extraído do mesmo tanque que a gasolina, embora o óleo precise ser aquecido por mais tempo e a uma temperatura mais alta para atingir o diesel.
Quando o diesel se tornou disponível pela primeira vez nas bombas de combustível, os fabricantes o destacaram como um produto revolucionário que ultrapassaria a gasolina como combustível do mundo. Mas isso ainda não deu certo, pois as pessoas perceberam que o diesel estava contribuindo mais para a poluição do ar do que qualquer outro tipo de combustível motor.
Os Prós e Contras do Diesel
Se você não tem certeza entre comprar um carro a gasolina ou diesel, nós facilitamos as coisas com uma rápida olhada nos prós e contras dos motores diesel:
Prós
- Excelente economia de combustível e eficiência em viagens longas
- O alto torque significa que os carros a diesel são excelentes em estradas de alta velocidade, ou para rebocar outros veículos
- Excelente aceleração
- Motores duráveis
Contras
- Diesel é mais caro do que gasolina
- Carros a diesel também são geralmente mais caros do que o equivalente a gasolina
- Manutenção pode ser complexa e caras
- O diesel é muito mais prejudicial ao meio ambiente do que a gasolina
- Não está disponível em todos os postos de combustível
Como funcionam os híbridos a diesel?
Os três tipos de motores híbridos a diesel funcionam da mesma forma que seus equivalentes híbridos a gasolina – todos oferecem emissões reduzidas de combustível em comparação com os motores tradicionais. Os preços mais altos de carros a diesel e carros híbridos, no entanto, podem significar que os motores híbridos a diesel são reservados apenas para modelos premium.
Biocombustível
O biocombustível é uma nova forma de combustível que ainda está em fase de desenvolvimento. Atualmente, o biocombustível é adicionado à gasolina e ao diesel para tornar esses combustíveis mais eficientes e ecologicamente corretos, mas há planos para torná-lo mais facilmente disponível à medida que os fabricantes começam a construir carros que funcionam com ele.
O biocombustível é feito de matéria viva, especificamente biomassa, que é refinado e transformado em um combustível utilizável.
Independentemente do tipo de combustível que o seu veículo utiliza, a Sekwy Automotivo Bosch Service possui a melhor tecnologia para o seu automóvel.
Conheça nossos serviços:
Revisão dos sistemas e componentes do veículo