As coisas mais perigosas que você pode fazer em um carro
Todos desenvolvemos maus hábitos ao volante ao longo do tempo, como acelerar ou comer em movimento. A melhor maneira de ficar seguro é dar um passo atrás e olhar para o que estamos fazendo de errado.
Dirigir com fones de ouvido ligados
Se o rádio do seu carro está quebrado, ou falhando, ouvir música através de fones de ouvido pode soar como uma alternativa atraente.
Mas isso não é seguro, afinal, desconecta você do mundo exterior. Você pode não ouvir alguém buzinando ou a moto que está prestes a passar por você. Se você quer ouvir música em segurança, o melhor a se fazer é investir em um alto-falante Bluetooth e utilizá-lo no veículo.
Dirigir bêbado
Os efeitos de dirigir bêbado são comprovados e bem conhecidos e a solução não poderia ser mais simples: se você está dirigindo, não beba. Se você está bebendo, não dirija.
Dirigir cansado
Dirigir depois de apenas cinco horas de sono é tão perigoso quanto dirigir bêbado. Faça questão de dirigir quando você estiver normalmente acordado e pare para um cochilo de 20 minutos se você começar a sentir que seus olhos estão pesados.
Não usar cinto de segurança
Nunca é uma boa ideia dirigir sem cinto de segurança.
O design do carro é inteiramente baseado em ocupantes estarem em uma posição fixa em caso de acidente. Sem ele, você pode ser projetado para fora do veículo ou sofrer grandes impactos em caso de uma batida brusca ou capotamento.
Não manter distância
Quanto mais perto você dirige para o veículo à sua frente, menor a probabilidade de parar a tempo se de repente diminuir a velocidade. Isso é física básica.
Mantenha pelo menos uma diferença de dois segundos entre o carro e o da frente para ter certeza de que você tem tempo suficiente para frear ou dirigir, se necessário.
Olhar o celular
Tirar os olhos da estrada para enviar uma mensagem de texto ou responder a um e-mail é uma das melhores maneiras de entrar em um acidente. O mundo ao seu redor não faz uma pausa enquanto você olha para o outro lado.
Falar no celular enquanto dirige é ainda mais comum. E, enquanto você fala enquanto olha para a estrada, você provavelmente está usando uma de suas mãos para manter seu telefone colado em seu rosto, de modo que o argumento de que conversar é mais seguro do que enviar mensagens não é verdade. É mais seguro colocar seu telefone no seu console central, ou em algum lugar fora de vista, e esquecê-lo enquanto você está em movimento.
Não atender a um chamado de recall
Os recalls são gratuitos, então não há razão válida para ignorá-los. Alguns corrigem possíveis problemas mecânicos, como problemas de caixa de câmbio, mas muitas vezes são emitidos devido a preocupações de segurança, como portas que podem abrir inesperadamente, riscos de incêndio ou airbags que poderiam pulverizar estilhaços quando eles são implantados.
Ignorar as condições do veículo
Manter regularmente o bom estado de conservação do seu carro é a melhor maneira de evitar ser pego de surpresa, além disso, garante que você, seus passageiros e outros motoristas permaneçam seguros. Se você não consertar um vazamento de óleo, seu motor acabará superaquecendo, e vai custar uma fortuna para reparar.
Se você não consertar seus freios, eles vão parar mais cedo ou mais tarde e você vai acabar batendo em outro carro porque você não pode frear. As peças e os pneus de suspensão também devem ser substituídos assim que começarem a se desgastar.
Dirigir é um ato de responsabilidade, por isso, você precisa estar atento a todas as regras de segurança. Se o seu carro precisa de reparos, agende seu horário hoje mesmo na Sekwy Automotivo Bosch Service.
Conheça nossos serviços:
Revisão dos sistemas e componentes do veículo