Por que você deve ficar de olho na bateria e no alternador
Seu sistema de partida começa a cadeia de eventos que fazem com que tudo entre em ordem de funcionamento. À medida que a partida tira energia da bateria, convertendo-a em energia mecânica para o motor, seu veículo responde com um rugido de vida. Agora você pode dirigir pela rua, pegar as crianças na escola, ou fazer uma longa viagem pelo litoral. Uma vez que seu motor está em pleno andamento, a partida fez seu trabalho, e é hora do alternador assumir o posto.
O sistema carregador ajuda a realizar a magia oposta desde a partida, que transforma eletricidade em potência mecânica. Agora o alternador vai pegar essa energia mecânica e converter parte dele de volta em eletricidade para recarregar e regenerar a bateria. Assim, criando um ciclo contínuo de uso e reposição em termos de seu sistema elétrico.
Entendendo seu veículo
Existem muitos pequenos componentes que trabalham juntos para iniciar e carregar seu veículo. A bateria, o alternador e a partida iniciam peças adicionais, cada uma responsável por fazer seu carro ir e parar com segurança. O alternador é a peça principal do seu sistema de carregamento, gerando corrente para recarregar sua bateria por meio de um cinto de acionamento do motor. Usando um sistema de polias, bem como um rotor, o alternador ajuda a controlar todo o sistema elétrico do seu veículo, desde o ar condicionado e rádio, até os avisos e faróis do painel. Sua bateria e partida funcionam em conjunto com o alternador para completar o circuito de partida e carregamento, e horas extras isso pode causar algum desgaste geral. A corrosão da bateria pode começar a causar problemas com a fiação, e outras conexões, dificultando o funcionamento do seu veículo.
Sinais que seu sistema de carregamento está falhando
A maioria dos sistemas de carregamento estão relacionados com o alternador e, felizmente, há maneiras de dizer se você deve se preocupar e marcar uma consulta com seu mecânico.
Problemas de partida: Você pode pensar que isso é um problema com a partida, mas pelo contrário, se o seu motor não virar na primeira ou segunda tentativa, é provável um sinal de que há problemas de bateria. Sua bateria precisará ser substituída eventualmente, mas se você tiver certeza de que ainda deve estar em ordem de funcionamento, e está lhe dando problemas, geralmente há uma conexão direta com o alternador. As chances são de que a bateria não esteja sendo carregada corretamente enquanto seu veículo funciona. Quando isso acontece, uma bateria pode drenar completamente, e uma vez que está morta, não há como voltar. Para evitar a necessidade de comprar uma bateria nova, verifique seu carro assim que perceber que há um problema.
Para obter mais informações sobre reparo de alternador e troca de bateria, entre em contato com a Sekwy Automotivo Bosch Service.
Conheça nossos serviços:
Revisão dos sistemas e componentes do veículo