Blog
Qual combustível escolher?
A maioria dos donos de automóveis antes de abastecer o carro, devem fazer a seguinte pergunta: será que eu abasteço com gasolina ou o álcool está compensando? Além disso, há àqueles proprietários de veículos que também pensem na chance de instalar um sistema GNV (gás natural) no automóvel.
Mas, diante do cenário atual, qual combustível vale mais a pena?
Álcool
O etanol pode ser usado puro ou misturado com a gasolina para abastecer os veículos. É uma opção ambientalmente mais ecológica, já que polui menos se comparado ao diesel ou à gasolina.
O preço do álcool costuma ser menor se comparado à gasolina. Contudo, o litro do álcool tem menos rendimento se comparado ao combustível fóssil derivado do petróleo.
Gasolina
A gasolina ainda é o combustível mais popular no Brasil. Mesmo em carro flex, muitos proprietários preferem utilizar a gasolina ao invés do álcool. Parte dessa popularidade se deve à facilidade de se encontrar o veículo em todos os postos de combustíveis, além do preço mais atraente de peças relacionadas aos motores que utilizam gasolina.
Contudo, nos últimos anos, o preço da gasolina está em crescente aumento, o que torna o combustível uma opção mais cara no orçamento. Além disso, a gasolina é altamente poluente e contribui com a emissão de gases na atmosfera terrestre.
Gás natural
O GNV (gás natural veicular) é uma alternativa para os motoristas que querem economia a longo prazo. O seu preço costuma ser mais barato se comparado com outros tipos de combustível.
Condutores que pensam em utilizar o GNV devem ter em mente o investimento inicial para instalar o kit GNV, além das adaptações necessárias para que o veículo possa rodar com o gás natural veicular.
No entanto, depois de algum tempo, o motorista percebe o retorno do investimento, uma vez que o GNV custa entre 30 a 45% a menos do que o álcool ou gasolina.
Antes de optar por um combustível, é importante que o consumidor avalie a vantagem e desvantagem de cada modalidade e escolha o melhor custo-benefício. Além do preço, avalie qual tipo de combustível atende melhor a sua necessidade. O álcool, por exemplo, é mais indicado para quem quer aumentar a performance do veículo. Já a gasolina, é uma boa escolha para quem quer bom desempenho aliado à certeza de que vai encontrar o produto disponível em qualquer lugar. O GNV é indicado para quem quer economizar a longo prazo e procura um combustível menos poluente.
Além de avaliar cada tipo de combustível, é preciso ter cuidado com o local onde é feito o abastecimento. Combustíveis adulterados causam sérios problemas ao veículo.
Se você notar algum problema em seu carro após abastecê-lo, entre em contato com a Sekwy Automotivo – Bosch Service. Oferecemos a melhor assistência para o seu veículo.