Dicas de como aumentar a vida útil da bateria do carro
A ferramenta dura entre 2 e 4 anos, mas pode variar, dependendo do fabricante, assim como do modo como o veículo é utilizado. Por isso, investir em boas práticas de conservação é sempre a melhor saída para aumentar a vida útil da bateria.
Veja a seguir algumas dicas sobre como preservar a bateria do carro para que ela não deixe você na mão!
Desligue tudo antes de dar a partida
Dar a partida no automóvel é um instante que demanda muita energia da bateria. Logo, deixar os componentes ligados, como rádio e faróis, e girar a chave na ignição faz a peça sofrer uma sobrecarga considerável, reduzindo sua durabilidade.
Ademais, se você tiver um sistema de som robusto, que consome muita carga (módulos fortes em volumes altos), ligar o carro no momento em que ele está funcionando, pode avariar algum dispositivo eletrônico.
Importante! Antes de desligar o veículo, desligue também os demais acessórios, do mesmo modo como você faz durante a partida.
Mantenha a bateria bem segura e apertada
A bateria do carro precisa estar sempre bem fixada e segura na câmara. Caso ela se desloque ligeiramente enquanto transita por estradas irregulares, os impactos podem soltar os cabos, fazendo com que ela não carregue adequadamente, ou que haja um curto circuito.
O fato da bateria ficar folgada não prejudicará sua vida útil, mas é um risco para a sua segurança. Por isso, você precisa checar regularmente se os cabos estão em perfeitas condições de funcionamento e se a peça está bem presa no lugar.
Não deixe o carro parado por muitos dias
Se você se ausentar por alguns dias ou semanas, peça para alguém acionar o motor. Segundo o professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Edson Esteves, o certo é fazer o procedimento toda semana para que o consumo de energia de componentes, como alarme, som e central de injeção, não descarregue a bateria.
Não parece, mas esses são acessórios que funcionam o tempo todo. Aliás, é por esse motivo que não se pode desconectar a bateria de veículos de luxo ou altamente equipados. Se ela for desativada, tais dispositivos podem ficar desconfigurados — problema que só a concessionária tem condições de resolver.
Evite instalar acessórios não originais no carro
Não somente pela complexidade dos sistemas elétricos da atualidade, mas também por causa do consumo de carga que eles podem representar, a amperagem da bateria pode não suportar. Exigir mais do que ela pode suportar é certeza da redução da sua durabilidade.
Componentes de segurança, como rastreadores de qualidade duvidosa, podem comprometer a bateria do carro. Isso porque eles demandam uma boa quantidade de energia, fazendo com que a peça descarregue precipitadamente.
Controle a corrosão
Segundo Esteves, é imprescindível ficar atento à corrosão das polaridades da bateria, pois o interior da peça é composto por ácidos muito fortes que — conforme as condições ambientais e climatéricas — faz com que seus terminais sofram corrosão com o passar do tempo e prejudiquem o processo de carregamento.
Se você notar a presença de ferrugens nos polos da sua bateria, utilize água com gás e escova de aço para realizar a limpeza. Depois, use um spray lubrificante para prevenir a presença de corrosões.
Com as dicas mencionadas neste post, você certamente aumentará a duração da bateria do carro. Basta ter bastante cautela e seguir essas recomendações para evitar que o seu automóvel falhe ou apague na estrada.
Ficou com dúvidas sobre a bateria do seu carro? Entre em contato com a gente!
Aqui, na Bosch Sekwy, a nossa maior preocupação é com a sua segurança e a garantia de que você está rodando com um carro seguro e bem equipado. Solicite já o seu orçamento e agende uma visita!