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Luzes do painel: saiba identificar o problema
Listamos algumas das luzes do painel e o que significam para que você possa detectar problemas mais graves e saber como proceder.
As cores das luzes do painel indicam o grau de perigo
Para entender o que seu carro está tentando comunicar a você, o primeiro passo é reparar nas cores das luzes de advertência que se acenderam. As luzes amarelas indicam um defeito que não é tão grave, mas requer que o carro seja levado à oficina. O motorista pode rodar alguns quilômetros ou horas com ela acesa no painel, mas nada além disso.
Já se a luz que se acendeu for vermelha, o carro deve ser parado imediatamente para evitar danos ao motor. Em seguida, o veículo deve ser levado para a oficina em um guincho.
Enquanto isso, luzes de cores verdes ou azuis apenas indicam que algum equipamento do carro está ligado, como lanternas ou faróis altos. Outra possibilidade é que as luzes do painel do carro, independente de suas cores, se acendam devido a mau funcionamento elétrico, dando um alerta falso.
Outro detalhe importante sobre as luzes do painel do carro é que todas elas devem se acender quando a chave é virada na ignição, ligando o sistema elétrico do veículo, mas antes de dar a partida no motor. Isso serve para que o motorista veja se elas estão funcionando, ou se estão queimadas.
Luz de abastecimento
A luz de advertência que indica que o combustível está acabando é bem conhecida. Geralmente laranja, pode ser uma bola ou o símbolo de uma bomba de combustível, mostrando que está na hora de passar no posto. Entretanto, ela também pode indicar a necessidade de abastecer o tanquinho de partida a frio em alguns modelos de carro.
Luz do freio ABS
Quando a luz de alerta dos freios ABS se acende no painel, o carro não perde os freios. O sistema de frenagem comum continua funcionando. Entretanto, o sistema ABS, que garante mais eficácia e segurança para os freios, deixa de funcionar. Isso aumenta a chance de derrapagens, perda de controle do veículo e, consequentemente, de acidentes.
Luz do ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo)
A luz do ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) indica que o recurso está ligado em carros que permitem a desligá-lo. Pode piscar quando está em funcionamento. Caso contrário, indica que o recurso de assistência não está funcionando corretamente.
Luz da bateria
A luz da bateria, ao contrário do que se pode pensar, não indica, necessariamente, um defeito na bateria do carro. Ela alerta para o mau funcionamento do sistema elétrico. Ele inclui bateria, alternador, correia, fios e outros. Se a luz da bateria acendeu, portanto, é sinal de que o carro pode não ligar da próxima vez. Por isso, vá à oficina para descobrir o que está havendo.
Luz do câmbio automático
A luz do câmbio automático indica defeito no sistema ou baixo nível do óleo do câmbio nos carros que exigem a troca do fluido. Se acender, evite andar com o veículo, pois pode levar a defeito mais grave, e procure uma oficina.
Luz do cinto de segurança
Quando a luz do painel indicando o cinto de segurança se acende, quer dizer que um dos ocupantes do veículo não colocou o cinto. Se o motorista não utilizar o equipamento, ela não se apagará. Em alguns carros, sensores nos bancos também podem detectar a presença de passageiros sem o cinto. Pode ser acompanhada por um aviso sonoro. Se não se apagar, pode indicar problema nos sensores do cinto ou dos banco, ou algo mais grave.
Luz do desembaçador
Indica que o desembaçador traseiro foi acionado. Pode aparecer no painel de instrumentos, atrás do volante, ou sobre o próprio botão do desembaçador. Se o recurso não estiver ligado e a luz se acender, a causa pode estar em falhas nos circuitos elétricos do sistema. A ocorrência deve ser averiguada, embora não costume indicar defeito sério.
Luz EPC é uma das luzes do painel perigosas nos carros da Volkswagen
A luz EPC está presente em alguns modelos da Volkswagen, especialmente no Gol das gerações três e quatro, e no Fox. Quando ela se acende, indica um problema na central eletrônica. O motorista deve levar o carro para uma oficina imediatamente, onde será feito um diagnóstico para descobrir a origem do defeito.
Luz EPS (Direção elétrica)
Uma luz de advertência com a sigla EPS ou com um volantinho pode se acender no painel depois da partida, mas depois se apaga, o que é normal. Caso contrário, indica defeito na direção elétrica do veículo. A razão pode ser desregulamento do volante ou danos mais sérios à caixa de direção. O veículo deve ser levado a uma oficina devido ao risco de ter a dirigibilidade afetada.
Luz do ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
Para entender o significado da luz do ESC, é preciso saber qual é o sistema do carro em questão. Ela está relacionada ao Controle Eletrônico de Estabilidade, presente em alguns modelos. Em certos casos, ela acende no momento em que o sistema se ativa para controlar o veículo. Se ela não se apagar, indica defeito. Em outros sistemas, é possível desativar o ESC, então, a luz indica que ele está ligado. Nesse caso, também haverá um indicador escrito off, tornando possível a diferenciação.
Luz do freio
Ela é identificada por luzes vermelhas com um círculo e um ponto de exclamação, um “P”, ou, ainda, a palavra “brake”. A luz do freio indica que o freio de mão está acionado. Se ela estiver acesa com o freio desativado, indica mau funcionamento do sistema ou desgaste de componentes. Nesse caso, ela pode se acender amarela, sinal de que está na hora de uma manutenção. Se aparecer vermelha com o freio desativado, evite utilizar o veículo antes de corrigir a falha. Procure uma oficina, pois há risco de os freios deixarem de funcionar adequadamente.
Luz do imobilizador
A luz do imobilizador acende no painel quando liga-se o carro, e deve se apagar depois de dada a partida. Caso contrário, indica que a chave codificada e/ou o receptor não estão funcionando corretamente. Pode haver dificuldade para ligar o veículo.
Luz da injeção eletrônica
A luz da injeção se acende toda vez que é dada a ignição do carro, para mostrar que ela está funcionando. Se ela não acender nessa hora, é porque está queimada. Depois da partida, ela deve se apagar. Se continuar acesa, indica defeito no motor. Uma série de componentes podem ser a razão para a luz da injeção se acender, como velas, bicos injetores, ou catalisador. Se acendeu depois de abastecer, é sinal de combustível adulterado. Não é necessário parar o veículo, mas ele deve ser levado a uma oficina o mais rápido possível.
Luz do óleo é uma das luzes do painel mais perigosas
A luz do óleo é uma das mais perigosas luzes do painel do carro. Ela indica falhas no sistema de lubrificação do motor. Se o motor funcionar sem ser lubrificado, ele vai fundir. Pare o veículo imediatamente para evitar danos. A luz de advertência pode estar indicando baixo nível de óleo ou um problema mais grave que o nível do lubrificante. De qualquer forma, ambos exigem atenção imediata do motorista.
Luz de portas abertas
Indica que uma ou mais portas do carro estão abertas ou mal fechadas. Se elas forem checadas e a luz de advertência não se apagar, pode ser uma falha no sensor ou na trava das portas. Em alguns casos, também pode indicar abertura da tampa do porta-malas ou do capô.
Luz de pressão dos pneus (TPMS)
Alguns carros possuem um sistema eletrônico de monitoramento da pressão dos pneus. Nesses casos, quando a calibragem de um ou mais pneus se desregula, a luz do TPMS se acende no painel. O motorista deve, então, checar se um dos pneus não está furado e recalibra-los. Se esta não for a causa, pode ser um defeito nos sensores do sistema.
Luz de temperatura é uma das luzes do painel que só aparecem em alguns carros
Essa luz costuma ser instalada em veículos que não têm o ponteiro de temperatura tradicional, embora possa aparecer nestes também. Assim, ao invés de o motorista acompanhar as alterações, ele é apenas alertado de que a temperatura do motor chegou a um ponto crítico. Quando a luz de temperatura se acende no painel, quer dizer que em pouco tempo o líquido de refrigeração vai ferver. Por isso, o motorista deve parar o carro e esperar que ele esfrie, até a luz se apagar, e então seguir para a oficina.
Luzes do painel relacionadas aos faróis
Entre as luzes do painel, diversas indicam o funcionamento dos faróis, e elas podem ter cores variadas. Ao acionar as luzes dianteiras, o motorista começa com a luz de posição, também conhecida como farolete ou lanterna. Na sequência, a iluminação passa para o farol baixo, exigido nas rodovias. A luz de farol alto, na cor azul, indica que a luz mais forte de todas está acionada. Se não estiver, pode haver uma falha no relé do sistema ou em um fusível. Por fim, as luzes indicadoras de direção mostram o acionamento das setas.
Luz do farol de neblina e de rodagem diurna
Estes símbolos indicam o acionamento dos faróis de neblina ou de milha, e das luzes de rodagem diurna, presentes em alguns modelos. Se estiverem apagados, podem estar com as lâmpadas queimadas, ou pode haver defeito nos relés ou fusíveis.
Pisca-alerta pode ser uma das luzes do painel
O pisca-alerta é indicado por um triângulo vermelho. Geralmente, ele aparece no próprio botão de ativação do recurso, mas também pode estar no painel de instrumentos de alguns carros. O símbolo indica que a sinalização de emergência do veículo está ativada.
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