O câmbio automático é um equipamento de conforto que hoje em dia é muito apreciado pelo consumidor. Mas, quando se deve fazer a troca de óleo do câmbio automático?
As concessionárias autorizadas, com raras exceções, passam informações incorretas sobre o momento da troca de óleo de câmbios automáticos de seus produtos. As informações passadas pelos técnicos das concessionárias geralmente são:
“Troca de óleo do câmbio automático somente com 100.000 Quilômetros”
“Óleo de câmbio automático não se troca, somente se completa o nível”
“O Fluído ATF LONG LIFE é perene, dispensa troca”
O conteúdo dos manuais de proprietário e orientações dos consultores técnicos de concessionárias põem muitas dúvidas sobre o momento e a necessidade da troca de óleo de cambio automático. Existe uma falta de conhecimento técnico muito grande sobre este assunto. Segundo importantes publicações técnicas sobre lubrificantes, as teorias da grande maioria dos concessionários não esclarecem quanto aos procedimentos de manutenção dos câmbios automáticos, podendo assim afetar a longevidade destes câmbios.
O momento mais indicado deve ser ao completar 4 anos de uso do óleo. Neste momento seu automóvel estará com aproximadamente 60.000 km. A relevância principal é o tempo de uso do óleo e não a quilometragem rodada
Se a troca do óleo do sistema de transmissão automática não for realizada, o acúmulo de impurezas pode entupir uma eletroválvula, por exemplo, causando um código de falha no painel e deixando a transmissão em modo de emergência. Caso isso aconteça, o custo de manutenção é exorbitantemente alto.
Quando realizada nos períodos corretos, a troca de óleo do câmbio previne desgastes prematuros nos componentes internos da transmissão, evitando eventuais danos ao veículos e até a necessidade de realizar uma manutenção muito mais cara e profunda.
Ficou com dúvidas?
Nós da Oficina Bosch Sekwy, estamos prontos para esclarecer e realizar a troca de óleo do seu carro.