Qual a importância da manutenção de pneus?
Por serem as peças do veículo que entram em contato direto com o solo, os pneus recebem os maiores impactos e sofrem muitos desgastes com o uso ao longo do tempo. As condições dos pneus acabam influenciando o desempenho e a vida útil de outras peças, como a suspensão, a tração e os freios.
O problema é que poucos motoristas percebem que, tendo alguns cuidados simples com a manutenção de pneus, é possível não só prolongar seu uso como minimizar o desgaste de outras peças, garantindo assim conforto e segurança por muito mais tempo.
Quando é preciso trocar os pneus?
Não existe uma conta exata de quanto tempo ou quantos quilômetros podem durar os pneus. O fato é que a manutenção de rotina aumenta sua durabilidade. Sem falar que os próprios pneus dão sinais claros de que está na hora de realizar a troca.
O primeiro sinal de que está na hora de comprar pneus novos é quando as barras indicadoras de desgaste (TWI), presentes entre os sulcos da borracha, chegam ao mesmo nível da banda de rodagem. É o tal pneu careca, sabe? Quando os pneus chegam a essa condição, continuar rodando com eles é um grande risco.
Lembrando ainda que a aparição de pequenos arames, que surgem justamente com o desgaste da borracha, bem como a aparição de bolhas nos pneus também são sinais de alerta, indicando que a troca deve ser feita o quanto antes.
Que cuidados tomar com os pneus no dia a dia?
O primeiro cuidado que deve ser feito quinzenalmente é a calibragem. Depois, podemos dizer que o mais importante é fazer o balanceamento, o alinhamento e o rodízio de pneus a cada 5 mil quilômetros rodados. É sempre importante levantar o carro para avaliar os pneus, pois assim é possível checar a parte interna, onde geralmente se concentram os maiores danos.
Vale lembrar que o cuidado (ou a falta de cuidado) com outras peças do veículo, como suspensão, amortecedores, freios e rolamentos, também influencia diretamente no desgaste dos pneus.
Por fim, saiba que o ideal é, quando necessário, trocar os 4 pneus juntos, de uma só vez. Caso contrário, comprando apenas 1 ou 2, o barato pode acabar saindo caro. Isso porque, trocando apenas alguns, você bagunça o balanceamento e o alinhamento do carro, o que gera desgastes com muito mais rapidez.
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