Agende sua revisão com quem entende
Direção segura não se resume apenas a ter atenção às sinalizações e à velocidade. Fazer a revisão automotiva completa periodicamente também é uma forma de cuidar da sua vida no trânsito. Há peças que precisam de maior atenção, pois são essenciais para o funcionamento do veículo e devem constar na revisão do carro.
Pensando nisso, preparamos este texto. Durante a leitura, você saberá quais são os componentes mais relevantes para se fazer uma manutenção preventiva de carros.
9 itens mais importantes para uma revisão automotiva completa
Em uma revisão do carro, o ideal é que todos os itens sejam devidamente verificados e ajustados. Ainda assim, alguns deles podem ser priorizados, tendo em vista que interferem significativamente na utilização e no desempenho do automóvel. Confira, a seguir, quais são eles!
Motor
Ter problemas com o motor do carro no meio do trânsito pode causar sérias dores de cabeça. Além disso, trata-se de um dos itens mais caros do carro. Se possível, mantenha seu motor sempre revisado. Para isso, cheque se há vazamento de fluídos, como o líquido do arrefecimento e o óleo do motor.
Freios
Os freios são essenciais para evitar acidentes, colisões e outras situações indesejadas. Portanto, é fundamental mantê-los conservados e em perfeito funcionamento. Atenção para o óleo do freio, para a luz de freio na traseira, para o disco de freio, para a pastilha e para o freio de mão.
Transmissão
Se o motor é o “coração” do veículo e o câmbio é o “cérebro”, saiba que a transmissão é como se fosse o corpo. Anatomia à parte, isso acontece porque, para que o veículo saia do lugar, é preciso transformar a energia do motor em potência — é isso que faz as rodas giraram.
Sistema elétrico
O sistema elétrico do automóvel precisa estar em dia na manutenção preventiva. Isso porque panes são comuns e a falta de checagem pode agravar esses problemas. O ideal é que, a cada 6 meses, seja feita uma avaliação da bateria e do alternador. Se possível, dê atenção a todos os componentes elétricos.
Pneus
A vida útil do pneu é um dos pontos mais importantes para ficar longe dos problemas na direção. Quando estão carecas, com calombos ou furados, devem ser imediatamente trocados, porque a estabilidade do carro depende disso. Considere que um veículo instável está muito mais propenso a sofrer com complicações mecânicos.
Radiador
A água do radiador deve operar na proporção correta em relação ao aditivo, essa medida em geral, é especificada pela fabricante do veículo. Aliás, não só ele, mas também o sistema de arrefecimento como um todo deve ser acompanhado de perto por um profissional.
Em poucas palavras, essa é a parte do carro que indica a temperatura de trabalho do motor. Se ele operar acima ou abaixo do indicado, o desempenho tende a ser comprometido. Portanto, fique de olho nisso durante a revisão do carro.
Correia dentada
Esquecida por muitas pessoas, a correia dentada também deve ser substituída periodicamente. Esse intervalo varia de acordo com o modelo. Dessa forma, para acabar de vez com as dúvidas sobre o assunto, confira o manual do proprietário.
A troca é recomendada por conta do desgaste nos rolamentos auxiliares e esticadores. Também pode valer a pena substituir as outras peças do conjunto de sincronização. Isso evita que os vícios do conjunto antigo prejudiquem o funcionamento de uma nova peça.
Velas
A vida útil de uma vela pode variar muito. Cada montadora especifica, no manual do proprietário, a data na qual ela deve ser trocada. De maneira geral, pode-se dizer que a inspeção desse material é bem-vinda a cada 10 mil quilômetros rodados e/ou depois de 1 ano.
Cabe lembrar que existem diferentes tipos de velas sendo comercializadas. As que são compostas de materiais especiais podem oferecer boas experiências em termos de performance.
Filtros
- Há 4 tipos de filtros que podem ser trocados uma vez por ano, em média. São eles:
- filtro de ar-condicionado;
- filtro de óleo;
- filtros de ar;
- filtro de combustível.Saiba mais também sobre Bateria de carro, quando trocar?