Velas e cabos, compreenda a importância da manutenção
Os sinais de problemas nas velas ou nos cabos são bem genéricos, como dificuldade para dar partida, comandos atrasados e motor morrendo constantemente. Por isso, para evitar que você faça uma troca de velas ou cabos sem necessidade, verifique o sistema do carro para ter certeza do real problema. Além de evitar a troca de uma peça cara, você poderá eliminar outros defeitos mais comuns.
As velas e cabos devem ser verificadas entre 10.000 km e 15.000 km e se for o caso, trocadas como indicado no manual do proprietário. O mecânico deve checar também os cabos, caso apresentem rachaduras ou estejam ressecados, devem ser substituídos. A falta de manutenção desses componentes pode provocar uma série de problemas ao veículo.
Portanto, separamos alguns pontos principais:
Velas de ignição
- Desgaste
Devido à erosão no eletrodo, a alta tensão fornecida pela bobina não é suficiente para gerar a faísca necessária, resultando em falhas na partida do motor e notável queda de rendimento e potência, principalmente em aclives e ultrapassagens.
- Corrosão do eletrodo
Provocada por aditivos corrosivos contidos no combustível de má qualidade, ou até mesmo no óleo lubrificante, que ao longo do tempo acumularão resíduos, interferindo na taxa dos gases do motor e causando os mesmos problemas descritos anteriormente.
- Carbonização seca ou oleosa
Pode sujar o filtro de ar, desregular a injeção ou o carburador do veículo, deixar o motor irregular (marcha lenta acelerada ou fraca demais) e causar problemas em outras partes vitais do motor.
- Superaquecimento
Derretimento do eletrodo, provocando falha nas faíscas e mau funcionamento do motor. Em caso de temperaturas muito elevadas, o eletrodo pode até se fundir, e o combustível passa a ser queimado não pela faísca, e sim por incandescência (estado de brasa), podendo quebrar o motor, que não é projetado para esse tipo de funcionamento.
Cabos
- Ressecamento, rachaduras e mau encaixe: Provocam fuga de corrente e falhas de ignição.
- Manuseio e ferramental incorreto durante a verificação e troca dos cabos: Resultam em queda de rendimento e falhas no motor.
- Oxidação: Gera mau contato na conexão dos cabos.
Seu posto é de confiança?
Procure abastecer em um posto onde o combustível seja de qualidade. Quando ele é adulterado, pode provocar reações químicas nos componentes, diminuindo sua vida útil. Também pode fazer com que algum componente de ignição e/ou injeção pare de funcionar, causando prejuízos maiores.
O combustível de má qualidade ainda pode provocar a “pré-ignição”, que acarretará no aquecimento do cabeçote, pistões e velas. Leve seu veículo periodicamente para uma manutenção preventiva em um mecânico de confiança. Velas e cabos mal instalados podem apresentar características irregulares de funcionamento, assim como gerar outros problemas graves ao motor. E o motor, você sabe, é o coração do seu veículo, não deve falhar nunca.
Ainda tem dúvidas sobre velas e cabos. Entre em contato conosco através do e-mail contato@oficinaboschsekwy.com.br.
Saiba mais sobre Saiba a hora de trocar as palhetas.
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