5 dicas para manter o carro sempre novo
- Manter os pneus sempre calibrados: Segundo pesquisa encomendada pela Michelin, 45% dos motoristas rodam com a pressão fora dos limites recomendados. Uma pressão abaixo da recomendada reduz a durabilidade do pneu (em pelo menos 8.000 km), aumenta o consumo de combustível e favorece o risco de explosão e acidentes na pista.
- Verificar o nível de óleo: É recomendado verificar o nível de óleo antes de fazer o veículo funcionar pela primeira vez no dia. O óleo serve para lubrificar, limpar, proteger e ainda ajuda na refrigeração do motor. Se estiver muito velho ou abaixo do nível ideal, o funcionamento do carro fica prejudicado e a vida útil da máquina diminui. Faça isso a cada duas semanas.
- Verificar sempre o nível do fluído do radiador: O radiador resfria o motor do carro fazendo circular o fluido de arrefecimento. Se há vazamento no sistema, o fluido fica no nível baixo, fazendo o motor superaquecer e causando danos potencias no veículo.
- Abastecer sempre em postos de confiança: Este item é mais que óbvio! Gasolina adulterada prejudica o veículo por inteiro.
- Fique e olho nos ruídos da suspensão: A suspensão é responsável pela estabilidade do veículo. Ela absorve, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e também mantem as quatro rodas no chão para auxiliar no desempenho do automóvel. É importante fazer alinhamento uma vez por mês e ficar atento aos barulhos estranhos do carro para evitar prejuízos maiores lá na frente.